quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como cuidar dos pés

Cuidar bem dos pés não é difícil. Confira as dicas:

Ande sempre calçado para evitar o engrossamento da pele dos pés;
Use tênis e meias macias, de preferência de algodão, que absorvem melhor a transpiração e protegem os pés dos fungos e bactérias causadores de micose e mau cheiro;
Troque as meias diariamente;
Se for usar sapatos de salto, prefira os com plataforma e bico mais largo. Os com plataforma forçam menos a curvatura do pé e os de bico mais largo diminuem o risco de joanete e calosidade;
Prefira sapatos de material macio, mas não mole, e com forro de tecido claro para evitar manchas na pele;
Procure a pedicure quinzenalmente(existem casos de necessidade semanal);
Examine os pés todos os dias e procure um profissional se notar de calos, calosidades e qualquer inflamação ou infecção;
Trate a pele demasiadamente seca ou com transpiração excessiva;
Lixe os pés, de preferência depois do banho, quando a pele está mais mole. Isso evita o aparecimento de calos e o acúmulo de células mortas.
Deixe os pés de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre).

Massageie-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
Corte as unhas de quinze em quinze dias, depois do banho, de preferência, ou apare-as com uma lixa. Unhas muito compridas acumulam sujeira e resíduos, muito curtas, podem encravar
Lave muito bem os pés.

Não basta deixar que a água escorra durante o banho; passe a esponja entre os dedos.
Na praia, passe protetor solar nos pés. Além de evitar o ressecamento da pele, previne contra o câncer.
Calos devem ser retirados somente por um especialista. Mas a calosidade que aparece na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuá-la, lixe os pés, corrija a postura e use sapatos confortáveis;
Use sabonete e talco bactericida;
Procure não usar o mesmo par de sapatos todos os dias;
Guarde os sapatos em locais arejados;
Após o final da jornada diária, lave bem os pés. Não se esqueça de limpar entre os dedos, e de secar bem;
Evite calçar sapatos antes que os pés sequem completamente ou tente usar um secador de cabelos para ter certeza de que estão totalmente secos;
Faça uma hidratação diaria com cremes antes de dormir;
Uma recomendação muito antiga: Mergulhe os pés numa bacia de água quente com chá preto, à noite, durante trinta minutos. Além de relaxar fecha os poros o que diminui a quantidade de suor evitando o mau cheiro.

A melhor maneira de promover a saúde dos pés consiste em utilizá-los para o que foram criados: andar. Caminhadas regulares melhoram a circulação, mantêm o tônus muscular local, aumentam a flexibilidade e até dificultam a instalação de osteoporose (rarefação da massa óssea).Andar também é crucial para outros segmentos corporais. Melhora a força, a flexibilidade e a coordenação dos músculos e ativa a circulação sanguínea local. As caminhadas devem ser diárias, realizadas após um período de aquecimento.

Convém usar um calçado próprio para a atividade, que seja flexível e com bom acolchoamento no calcanhar.

Antes e depois de caminhar, vale a pena fazer exercícios de alongamento. Mas atenção: pessoas de hábitos sedentários devem passar por um exame médico rigoroso antes de iniciar a atividade.

Massagear os pés constitui uma boa maneira de relaxar após os exercícios ou um dia cansativo, bem como de melhorar a circulação da pele e dos tecidos superficiais.

Passe um creme hidratante nas mãos e inicie a massagem pela parte inferior das pernas até a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares e de compressão por 10 segundos entre cada dedo.

Na sola dos pés, pressione com os polegares desde o calcanhar até o antepé. Depois, comprima individualmente os espaços entre os ossos. Finalize movendo os dedos com flexões, extensões e trações por dez segundos.

Atenção: diabéticos devem consultar o médico antes de massagear os pés.Um bom pedicuro pode ajudá-lo a tratar de calosidades e no corte correto das unhas. No entanto, diante da ocorrência de sintomas persistentes ao tratamento caseiro básico, há necessidade de aconselhamento médico.
Vale a pena consultar um ortopedista quando o caso é de tratamento de problemas osteo-articulares, como joanetes e calos. Diabéticos sempre devem procurar um clínico geral ou um endocrinologista.
Os problemas nos pés são mais graves para quem tem diabetes. A má circulação das extremidades, causada por aterosclerose dos grandes vasos sangüíneos permite que os problemas locais se desenvolvam com maior facilidade nas vítimas dessa doença.
As alterações neurológicas características do diabetes fazem com que a dor não seja o único sintoma a ser valorizado na avaliação clínica: a insensibilidade também é importante. Infecções e lesões podem permanecer ocultas se o pé não for inspecionado diariamente.

Convém prestar atenção em sensações como dormência, frio, queimação, formigamento, alterações de cor da pele, perda de pêlos e a presença de cãibras.A má circulação no pé é a porta de entrada para infecções em lesões cutâneas que podem se transformar num grave problema. Por isso, os diabéticos devem utilizar calçados macios, flexíveis e com bom espaço para acomodação da parte anterior do pé. A atenção médica especializada no caso de unhas encravadas, pé-de-atleta ("frieiras") e cortes que não cicatrizam é importante para evitar o agravamento desses problemas. (fonte – www.unilever.com.br).

Outra fonte inesgotável de desconforto para os pés são os sapatos. Saltos, modelagens e materiais inadequados são capazes de promover desde bolhas e calosidades até alterações nas estruturas que formam o pé. É por isso que sapato apertado dói.

“Não temos, em nosso país, o hábito de medir nossos pés”, lamenta o podólogo, explicando que são os sapatos que devem se adequar aos pés e não o contrário. “O calçado deve ajustar-se corretamente no comprimento e na largura, acomodando os dedos em posição natural e permitindo os movimentos do pé. Deve existir um pequeno espaço na frente, de modo que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos haja, pelo menos, de um centímetro a um centímetro e meio - para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar”.

Cansaço e dor são as conseqüências mais comuns de uma escolha mal feita, mas usar o sapato errado pode provocar deformações permanentes. Há quem desenvolva deformidades ósseas, como a joanete, e problemas na musculatura das coxas e na curvatura lombar.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm vergonha de procurar ajuda especializada quando sentem dores nos pés. Não é frescura.

Se notar qualquer alteração, consulte um podólogo. É este profissional quem poderá indicar outro especialista, se for o caso.
Para compensar o desgaste, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples, que podem evitar complicações futuras. Como gastar alguns minutos a mais com a higiene local. Assim, é possível escapar de uma dolorida, feia e mal-cheirosa micose.


cuidar bem deles




1- cérebro 2- olho 3- ouvido 4- garganta 5- tireóide 6- pescoço 7- fígado

8- estômago 9- coração 10-rins 11- coluna lombar 12- intestino 13- quadril

14- bexiga 15- nervo ciático

Nossos pés merecem todo o cuidado e atenção, pois eles além de distribuir de maneira uniforme nosso peso quando estamos em pé, possibilitam a locomoção e possuem pontos que segundo a reflexologia, pode aliviar dores de outras partes de nosso corpo. Enfim, nossos pés merecem cuidados especiais, a questão é que nem sempre são tratados com o carinho que merecem.
Os pés necessitam de descanso e limpeza constantes. Apesar de terem sido projetados pela natureza para agüentar a pressão exercida pelo peso do corpo (parado ou em movimento), diariamente eles sofrem os abusos da vida moderna. Não há pé que passe ileso por uma fila que não anda, por exemplo.

Apesar de estarem quase sempre em situação de desconforto em função dos sapatos fechados, apertados, saltos inadequados, postura e outros, trabalham praticamente o dia todo.

Por falta de costume ou mesmo de informação, muita gente costuma se esquecer dos próprios pés na hora da higiene pessoal. Mas a verdade é que pequenos incômodos, como calos ou unhas encravadas, podem evoluir de simples desconforto para problemas anatômicos e estruturais mais sérios.“O pé pode revelar-se uma fonte permanente de dores e de saliências esteticamente desagradáveis”, afirma o podólogo Orlando Madella Jr.Existem profissionais, os podólogos, que são profundos conhecedores das patologias dos pés.

Eles estudam a biomecânica do tornozelo e dos pés e obtém o controle e a cura das podopatias de seus pacientes.Através da reflexologia [linguagem dos pés] fazem massagens baseadas no DO-IN.

Dor de cabeça, de estômago, nas costas, tensão, cansaço. Segundo a reflexologia, o alívio para tudo isso pode vir dos pés. Criada nos Estados Unidos nos anos 30, ela divide o corpo em dez zonas longitudinais. Por cada uma delas, iguais em largura, corre um fluxo de energia que interliga os órgãos.

Essas faixas começam nos pés, onde todos os pedaços do organismo estão representados. "Se algo não está funcionando bem, as partes correlatas, na mesma zona, ficam sensíveis". O estímulo nos pontos reflexos transmite a informação para a área afetada, podendo melhorá-la em poucos minutos. Por exemplo; toques no centro do calcanhar podem colocar o nervo ciático em dia.

A massagem deve ser feita de maneira firme, mas sem provocar dor. Para começar, bata levemente na sola, puxe e torça os dedos, gire os tornozelos. Depois, vá com o polegar direto aos pontos doloridos. Mesmo que você não esteja com nenhum distúrbio, a reflexologia vai atuar de maneira preventiva, reequilibrando as energias e o metabolismo.

A reflexologia tem efeito estético e terapêutico, pois trabalha a circulação sanguínea e linfática.
É relaxante, energizante, quase indispensável nos dias de hoje.
Fonte:inblogs.com.br/amelias, adoro o que publicam.

10 comentários:

Claudia disse...

Oi Anna, vou adorar ter vc no encontro, inicialmente a data pensada é 7 de novembro. Vc vai estar por aqui? Espero que sim.

Me mande um email: claumedeiros@hotmail.com

beijocas

Juliana Cintra disse...

oh anna querida, a promoção já passou, mas valeu mesmo!!! Quem ganhou foi a janice do blog Doce encanto.
bjssssssssss

analu disse...

anna, querida adorei sobre as dicas dos pés. tenho dificuldade em fazer o pé em casa, pois sou miope, sabe o sr magoo, ah. ñ é da tua época.. estou com 5 e meio em um dos olhos, então sem óculos ñao enxergo, com óculos fica tudo nublado, com o sem ñ enxergo nada. bom amei as dicas. beijocas ana lucia

pormaisqdmais disse...

Anna, amei estas dicas sobre os pés, os meus estão super ressecados e suas dicas são preciosas para mim. Vim tb agradecer sua visita e dizer que todos os cães de minha casa, são cães recolhidos nas ruas, eles são sempre muito agradecidos e muito carinhosos. bjs 1000 fffc

Rose disse...

noooosssa...se tem uma coisa que reparo é nos pés...afff...esse é um dos meus maiores defeitos...kkkk
Eu tenho um pé pequeno 35 e cuido muito deles...quando criança só uisava tênis morria de medo de ter um pezão...rsrs

Bjinhus!!!

Rosinete disse...

Boa noite Ana primeiro quero agraadecer pela visita e comentário.Adoro vir aqui no teu blog vc posta muitas dicas legais,bem eu cuido muito dos meus´pés eu adoro pés ainda mais aqueles bem tratados.adooooro rs
beijos

Anna disse...

Rosinete, seu blog esta bloqueado, não consigo acessar, veja o que pode estar acontecendo.
Beijos

Carminha disse...

Ótimas dicas! Eu cuido dos meus pés, mas essa matéria tem muito mais coisas que eu preciso fazer! Amei.
Bjokas

Obrigada pela visita e comentário no meu blog!

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Anna!
Eu já fui mais relapsa com os pés. Hoje não cheguei a perfeição, mas estou bem melhor. Li as dicas atentamente para melhorar ainda mais. ;)

Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Anna!
Vou ao encontro sim.
Você vai, né?
Muito obrigada pelos elogios ao Bicha Fêmea. :)
Beijos

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