Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Conheça segredos de chef e arranque suspiros dos convidados

Toques simples fazem seus pratos ficarem com sabores surpreendentes


Mesmo quem não é um desastre total na cozinha tem seus dias de sufoco. Nessas horas, o melhor é lançar mão de truques que, simples é rápidos, rendem sabores especiais e podem facilitar a vida na frente do fogão.

A pedido do Minha Vida, o renomado chef João Belezia revelou seus segredos ao pôr a mão na massa e listou dicas para você otimizar o tempo que passa em meio aos temperos.

(Use as microondas para facilitar a sua vida na cozinha).

Pratos triviais com gostinho diferente:Arroz, macarrão, carnes e peixes certamente recheiam seu cardápio semanal.

Fornecedores de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, não dá para correr o risco de enjoar de tais pratos. Para fugir da monotonia, João lança mão de alguns ingredientes para dar um toque a mais.

O chef transforma o tradicional arroz branco adicionando castanha-do-pará e especiarias como canela, cravo, pimentas suaves. Na hora deservir, regue com um bom azeite extra-virgem , completa. (Aprenda a combinar os alimentos e vença a balança com saúde).

Já para as massas ficarem mais saborosas, o especialista no assunto ressalta que é importante servir o prato logo depois que o macarrão for cozido. A dica é deixar o molho ou o acompanhamento pronto. No momento de servir, aqueça e misture à massa, com cuidado , diz. Segundo o chef, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso colocar óleo ou jogar água fria na massa para que ela não grude. Coloque a massa somente em água fervente. Isso é suficiente para preservar o sabor e manter os fios soltos. Basta colocar um litro de água para cada 100 gramas de macarrão e 10 gramas de sal , dá a dica. Para apurar o sabor das carnes, João aconselha a temperar na véspera do preparo.

Ele indica a utilização de vinho seco (tinto ou branco), azeite, ervas frescas e alho na receita. Assar com antecedência também funciona bem. Resfrie e, antes de servir, aqueça novamente em forno. Escolha um bom molho como acompanhamento. Isso é garantia de que a carne ficará mais suculenta , cita outros conselhos certeiros para agradar aos apreciadores da sua comida. (Carne vermelha sem culpa).

O cuidado com os peixes começa já na hora da compra. O chef recomenda os peixes frescos. A primeira dica de João Belezia é apostar em um saboroso molho de tomates frescos. Coloque nele postas de peixe branco previamente temperado. Quinze minutos serão suficientes para seu peixe ficar pronto, saboroso e úmido , garante. Ainda de acordo com ele, o peixe pode ser acompanhado por uma massa feita na manteiga ou arroz branco. Antes de servir, jogue folhas de manjericão fresco , finaliza. (Veja por que uma alimentação saudável precisa incluir peixes).

Tire de letra os pratos rebuscados O preparo de pratos mais trabalhosos varia conforme o seu comportamento na cozinha. A organização dos utensílios, por exemplo, ajuda bastante na hora de arregaçar as mangas. O ideal é ter facas, multiprocessador, tábuas, bowls e tudo o que mais possa ser necessário durante a preparação, sempre a mão , afirma Belezia. Outra forma de facilitar o preparo é separar os ingredientes em grupos, já picados e fatiados , continua dando dicas. O chef lembra que também é importante analisar os passos da receita. Assim, dá para se programar e intercalar as etapas, quando necessário. Se você está preparando um pão, uma carne e um acompanhamento, por exemplo, leve em conta o tempo que a massa do pão deve descansar, quantos minutos a carne passa no forno e utilize esse tempo para preparar os acompanhamentos , ensina a otimizar o tempo.

Faça um jantar completo, sem enlouquecerQuando a idéia é preparar entrada, prato principal e sobremesa, fazer um planejamento é indispensável. De acordo com João, caso você não tenha ajuda, o melhor a fazer é escolher um cardápio que possa ser preparado com antecedência, especialmente as entradas e sobremesas. Como entrada, o chef sugere canapés de camarão com pimenta biquinho. Além de super simples de fazer, eles tem um visual divertido e uma combinação de sabor perfeita . (Clique aqui e confira nosso Clube de Receitas).

Por ser mais elaborado e normalmente ter a necessidade de ser preparado na hora, o prato principal precisa de atenção redobrada. A alternativa apontada por João é deixar o prato pré-preparado, se possível. A explicação dele é que, assim, você passa menos tempo na cozinha e aproveita mais da companhia dos convidados.

Ficar a noite toda na cozinha é o maior erro de quem prepara um jantar e recebe convidados , constata o chef.
Agrade não só ao paladarJoão diz ainda que vale ficar atento à harmonia do menu. Estamos em um país tropical. Procure por receitas leves e refrescantes. Abuse de legumes, folhas, carnes brancas e frutas . (Livre seus alimentos dos microorganismos).

Para fazer bonito não só com o sabor dos pratos, João Belezia aposta nas frutas da época para a decoração. Elas são muito mais saborosas e bem versáteis, servindo para qualquer idéia de decoração .

Na mesa, ele aconselha a usar flores.
Elas são garantia de sofisticação no ambiente , completa.

4 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Aiiiii...adorei tudo! literalmente só coisinhas que eu amo de paixão...

amei sua postagem! ;)

bjssssssssssss

Saron... disse...

Anninha, esta postagem esta show.Amei as dicas.A do macarrão, nossa eu fazia do modo errado(rsrsr).Muito bom, eu que amo cozinha adorei essas dicas.
Bjos

Nárriman disse...

Anna, as dicas são muito boas, vou arquivar!!!
Bjs!!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Anninha, voce, como sempre, com preciosas dicas! Adorei
Bjos
Léia

:::::::Presentes e Links:::::::

Coisas de Meninas Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Mônica -Dona de Casa Perfeita Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Aqui você coloca sua imagem ou texto.

Minha assinatura

Image and video hosting by TinyPic A adriana da comunidade do orkut fez para mim .

Plaquinha com meu nome

Image and video hosting by TinyPic

Minha primeira Plaquinha!!!

Image and video hosting by TinyPic

Amizade Meez 3D avatar avatars games

Gifs e Músicas - Gifs para Orkut

Presentes
Manuela Image and video hosting by TinyPic
Hoje é dia de !!!! Rose-receitinhasefrescurinhas.blogspot.com Image and video hosting by TinyPic
Recebi este calendário- Silmara Image and video hosting by TinyPic
Silmara fez para mim Image and video hosting by TinyPic http://casaefogao.blogspot.com/
Recebi este calendário Image and video hosting by TinyPic
center">href="http://casaefogao.blogspot.com/">http://casaefogao.blogspot.com/ Presente da Silmara
Faça seu Cupcake e doe $1 para o CancerCare for Kids Image and video hosting by TinyPic
Ganhei um selo do VejaBlog Image and video hosting by TinyPic



Mensagens de Amor

Click Aqui-Mensagens de Natal




 

Web Page Traffic Counters
Blockbuster New Release