quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Meus temperos

O óregano, salsinha e Sálvia com o Alecrim de vasos novos


Pimenta Roxa e Espaguetinho ( fora outras duas
que estão na janela)

História da pimenta

Hortelã-pimenta(Ela esta junto com as mudas de rúcula, mas em breve ficará sozinha)



Mentha piperita L.

Nome Comum: hortelã-pimenta


Outros Nomes: hortelã, hortelã das cozinha, menta inglesa, hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã comum, hortelã cultivada, hortelã da horta, menthe anglaise, menthe oivrée, menta piperita, peppermint. Sinónimos: desconhecidos

A hortelã-pimenta é uma planta perene, originária da Índia e dos países asiáticos, que parece ter sido introduzida na Europa, pelo norte de África, onde se tornou famosa pelas suas propriedades aromáticas.

Como tomar hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é comercializada seca, sob a forma de chá, óleo essencial, e em cápsulas com revestimento gastrorresistente. Assim, para acalmar a síndrome do cólon irritável e os enjoos, deve tomar uma ou duas cápsulas, duas a três vezes ao dia, entre as refeições.

Para acalmar o estômago e os sintomas da flatulência, prepare uma infusão utilizando uma colher de sobremesa de folhas secas por cada chávena de água a ferver, tape e deixe repousar por dez minutos, filtre e beba três chávenas por dia, após as refeições.

Para alívio de dores musculares ou articulares, dissolva quatro a cinco gotas do óleo essencial em quatro colheres de um óleo de base neutro (óleo de jojoba, amêndoas doces ou outro) e aplique sobre as áreas doridas até quatro vezes por dia.

Como cresce a planta

Mentha piperita é, na realidade, uma espécie híbrida, resultante do cruzamento espontâneo entre duas outras espécies de menta, a hortelã-verde, Mentha viridis (L.) e a hortelã aquática, M. aquatica L., que cresce entre os 30 e os 60 centímetros.

Esta variedade possui uma rede extensa de rizomas subterrâneos que originam numerosos caules, com folhas lanceoladas, opostas e dentadas, pilosas na face interna, e flores liláses dispostas em espigas terminais.

Os frutos são tetraquénios que raramente se formam, uma vez que a planta se propaga vegetativamente através da fractura dos seus rizomas subterrâneos. A planta cresce preferencialmente em solos fofos, húmidos, bem drenados, ricos e de preferência arenosos, em locais com alguma iluminação.
Fonte

Principais componentes da hortelã-pimenta:
mentol (até 70%), mentone, mentil acetato, limonene, pulegone, cineol, azuleno e outros.

O aroma da hortelã-pimenta:
a hortelã-pimenta tem um aroma forte, mentolado, fresco, com um toque de cânfora bastante distintivo.

Propriedades terapêuticas da hortelã-pimenta:
Antiinflamatório; alivia a dor, espasmos musculares e cólicas; relaxa os nervos, mata infecções virais; reduz os gases e a indigestão; elimina a congestão pulmonar; reduz febres.


Usos da hortelã-pimenta:
a hortelã-pimenta ajuda na digestão de alimentos pesados e alivia a flatulência e cólicas estomacais, relaxando os músculos digestivos de modo que a operem com mais eficiência.

Uma massagem no abdômen com um óleo contendo hortelã-pimenta pode ajudar muito em caso de espasmos intestinais, indigestão, náusea e sensibilidade intestinal.

O óleo essencial da hortelã-pimenta está incluído na maioria dos linimentos, porque ele propicia aquecimento por meio da elevação do fluxo sangüíneo e alivia espasmos musculares e artrites.

O hortelã-pimenta alivia a coceira de infecções cutâneas e da herpes simplex, bem como a irritação por conta com plantas venenosas.

Limpa as vias respiratórias e os pulmões congestionados, quando inalado diretamente ou esfregado no peito em forma de bálsamo. Também destrói muitas bactérias e vírus. a hortelã-pimenta não ajuda na secagem, como muitos poderiam presumir; em lugar disso, ajuda a pele a produzir óleo, de modo que deve ser usado misturado com outros óleos no tratamento de compleições secas.

Quando usar o hortelã-pimenta, lembra-se de que é um aroma energizante.

Alertas sobre a hortelã-pimenta:
Cuidado! Causa uma sensação refrigerante, inicialmente, mas usado em excesso pode queimar.




Alecrim, Sálvia e Salsinha crespa


USO CULINÁRIO
- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.
- Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.
- O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
- Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
- Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.

- Conserva de alecrim para saladas:
Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.

OUTROS USOS
- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe.
- O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho.
- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
- Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago.
- O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.

O Alecrim combate os invejosos!
Fonte

Sálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica,salveta, chá da Grécia

Utilização
Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).

Uso culinário: Para rechear aves, misturar com cebola. Cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães.

Receitas.Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados.
Uso mágico: Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa; considerada uma poderosa erva de proteção, afasta mau-olhado. Erva das feiticeiras, entra na composição de magias de proteção.


Salsa Crepa

Herbácea européia, a Salsa Crespa é cultivada no Brasil desde o início da colonização. Aqui, ainda é conhecida como salsa-das-hortas, salsa-de-cheiro ou, simplesmente cheiro.

Há vários tipos, a Salsa Graúda, a Salsa Lisa e a Salsa Crespa.

A lenda grega diz que Hércules adornava-se com ramos de Salsa. Daí a razão de transformar-se essa planta em símbolo de vigor e força. A Salsa também associava-se às práticas de feitiçaria e ao submundo. Seu transplante jamais era efetuado, já que se acreditava que esse processo poderia trazer desgraças ao lar.Por sua beleza, na culinária, a Salsa Crespa é mais utilizada na decoração dos pratos.


Uso culinário
Ideal como decoração, a salsinha crespa dá um toque elegante quando acrescentada ao prato antes de serví-lo. De aroma suave e agradável, é largamente usada no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral.


Uso terapêutico
Rica em vitaminas A e C, alivia o mau hálito e promove o enriquecimento da pele. Com uso moderado, é indicada no tratamento de inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos e distúrbios menstruais.
Observação importante:Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Replantio
Possui as mesmas características culinárias da lisa. O porte da planta é menor, pois as folhas, mais enrugadas, formam ramos em forma de bolas. Devido a essa característica, a salsa crespa produz mais que a lisa, na mesma área e é mais recomendada para pequenas áreas de cultivo.




Minha capuchinha





Manjericão Roxo e Verde

USO CULINÁRIO
- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.
- Tempura de Manjericão:
Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente.
Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador.
Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente.
Sirva na hora.
- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita:
Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar.
Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto.
Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.
- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.
- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.
- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.


A cebolinha

Uso culinário
A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.
Estou começando a fazer uma hortinha, nunca mexi em terra, agora estou fazendo disso uma


maneira de aliviar o estresse.

Manjericão(tenho o roxo, pequeno e o Toscano (folhas largas)
Manjericão Toscano Folha de Alface Altura Comercial (cm) 50
Manjericão / Alfavaca Basilicão
Manjericão / Alfavaca Basilicão Vermelho
Manjericão / Basilicão / Alfavaca Vermelho Rubi

Manjericão
Nome científico: Ocimum Basilicum

Outros idiomas:
Francês - Basilic
Italiano - Basilico
Espanhol - Albahaca
Inglês - BasilAlemão - Basilikum
Latim - basilicum

Descrição da planta

O manjericão é uma planta herbácea perene, da família das labiadas, de crescimento ereto que atinge cerca de 60 cm a 1,0m de altura, com folhas pilosas que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes.

No geral, é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Tem folhas verdes e pequenas e flores que vão do branco ao púrpura. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.

Na sua família existem muitos tipos, A diferença está no sabor mais ou menos ativo:

Manjericão de folha miúda ou de santa cruz: o. minimum

Manjericão de folha crespa: o. crispum

Manjericão de folha roxa: o. purpureum

Alfavacão : o. graissimun.

A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu.

Aroma e Sabor


Planta extremamente aromática, cujo sabor suave e levemente picante, por vezes. pode substituir o sal. É o complemento ideal para tudo que leva cebolas, orégano, alho ou azeite de oliva.


Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua "alma gêmea" culinária. Não é à toa que o manjericão impera incólume por séculos nos melhores pratos das cozinhas Italiana e Francesa. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.

Utilização

Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono


Uso culinário: Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete.

Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.

Como o aroma do manjericão é destruído pelo cozimento, as folhas picadas são espalhadas sobre pratos quentes ou frios antes de servir. Por isso, procure acrescentar ao prato cozido no último instante.

Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.

Forma de vendaPode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem muito do seu aroma depois de secas.

Como escolher e onde encontrarFresco: maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.Seco: encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.

Como ConservarFresco:
1- o manjericão se estraga rapidamente, mas pode ser acondicionado em embalagem plástica limpa e seca, por até três dias no máximo.

2- pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.
Seco - em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.


Como secar:
Compre dois maços grandes de manjericão, lave bem e espalhe-os sobre um pano limpo até secar. Depois, destaque as folhinhas e, numa tigela de vidro, faça camadas de folhas, alternando com camadas finas de sal grosso. Cubra a tigela de vidro com filme vidro e deixe em temperatura ambiente. Mexa uma vez ao dia, nos primeiros três dias. Ele pode ser utilizado durante dois meses.

As folhas vão ficando secas e o sal adquire o aroma do manjericão. Você pode usar só as folhas ou também o sal grosso.

Dicas Culinárias

No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano. O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.

Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco. Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.

Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.

Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.

Efeitos medicinais:


As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro). O seu consumo é excelente para os que têm digestão difícil, gazes, azia e dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos; tem ação sudorífera e diurética, sendo indicado para os casos de cistite (ardor ao urinar). Afasta a fadiga e faz bem para a pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Ajuda, junto com a malva e a sálvia, nas infecções de boca. pele. Dá excelente pomada anti-bacteriana.

Manjericão
Nome científico: Ocimum Basilicum

Outros idiomas:
Francês - Basilic
Italiano - Basilico
Espanhol - Albahaca
Inglês - BasilAlemão - Basilikum
Latim - basilicum


Descrição da planta

O manjericão é uma planta herbácea perene, da família das labiadas, de crescimento ereto que atinge cerca de 60 cm a 1,0m de altura, com folhas pilosas que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes. No geral, é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Tem folhas verdes e pequenas e flores que vão do branco ao púrpura. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.

Na sua família existem muitos tipos, A diferença está no sabor mais ou menos ativo:

Manjericão de folha miúda ou de santa cruz: o. minimumManjericão de folha crespa: o. crispumManjericão de folha roxa: o. purpureumAlfavacão : o. graissimun.
A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu.

Aroma e Sabor

Planta extremamente aromática, cujo sabor suave e levemente picante, por vezes. pode substituir o sal. É o complemento ideal para tudo que leva cebolas, orégano, alho ou azeite de oliva. Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua "alma gêmea" culinária. Não é à toa que o manjericão impera incólume por séculos nos melhores pratos das cozinhas Italiana e Francesa. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.


Utilização

Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono

Uso culinário: Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.

Como o aroma do manjericão é destruído pelo cozimento, as folhas picadas são espalhadas sobre pratos quentes ou frios antes de servir. Por isso, procure acrescentar ao prato cozido no último instante.

Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.

Forma de vendaPode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem muito do seu aroma depois de secas.

Como escolher e onde encontrarFresco: maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.Seco: encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.

Como ConservarFresco:
1- o manjericão se estraga rapidamente, mas pode ser acondicionado em embalagem plástica limpa e seca, por até três dias no máximo.

2- pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.

Seco - em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.
Como secar: Compre dois maços grandes de manjericão, lave bem e espalhe-os sobre um pano limpo até secar. Depois, destaque as folhinhas e, numa tigela de vidro, faça camadas de folhas, alternando com camadas finas de sal grosso. Cubra a tigela de vidro com filme vidro e deixe em temperatura ambiente. Mexa uma vez ao dia, nos primeiros três dias.
Ele pode ser utilizado durante dois meses. As folhas vão ficando secas e o sal adquire o aroma do manjericão. Você pode usar só as folhas ou também o sal grosso.

Dicas Culinárias
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano.
O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco.
Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.
Efeitos medicinais:As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro).

O seu consumo é excelente para os que têm digestão difícil, gazes, azia e dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos; tem ação sudorífera e diurética, sendo indicado para os casos de cistite (ardor ao urinar).

Afasta a fadiga e faz bem para a pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Ajuda, junto com a malva e a sálvia, nas infecções de boca. pele. Dá excelente pomada anti-bacteriana.

"A energia do Manjericão"
O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor

Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.


Histórico e Curiosidades
Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito.
No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro


Para Plantar:

Pode atingir de 40 a 60 cm. de altura, por isso deve ser plantado em um vasinho de uns 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, você deve podar alguns ramos para ativar novas brotações e obter uma plantinha mais cheia. Faça novas mudas por estacas de galhos, mas se preferir sementeiras, aproveite as resultantes da floração, que ocorre na primavera e no verão.

Fonte

8 comentários:

Grazy disse...

Olá Anna, adoro mudas de plantinhas e ervas! Lá em casa tenho 3 mudas pois não tenho um espaço muito grande pra elas, mas se pudesse teria um monte!!!

Silvana Mello disse...

Menina, este post está demais da conta! Vou ter que voltar para reler porque é muita informação interessante. Eu amo ervas, já não sei fazer comida sem elas, fora os demais usos.
Querida, tem selinho no meu blog para você. Bjinhosss

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga!
vim agradecer o carinho no blog da minha princesa. desculpa só agora cá vir, mas realmente não tenho tempo para mais. :( com muita pena minha!
por aqui sempre informações super interessantes. belas plantas e dicas incriveis. adorei!
mil bjinhos :) fica bem!

APO (Bem-Trapilho) disse...

faz mto bem em perguntar! eu tb sou assim, quando nao sei pergunto. nao é vergonha nenhuma e não precisa pedir desculpa tb! nós temos um ditado que diz "perguntar nao ofende"! :)))
mil bjokas

Nárriman Alcure disse...

É bom mesmo, Anana, quanto ao seu ginoflexório, estou louca para ver o resultado.
Meu marido vai gostar desse post, vou arquivar p/ ele ( com os créditos...rsss)
Bjs

birdutmasali disse...

Hı Anna
supperr... wonderfull !!
see you again happy weekends

Luci Cardinelli disse...

Ah já tentei diversas vezes fazer um cantirinho aqui e não vingou :( mas eu adoro esses temperinhos todos!

quanta informação boa!!!

Cucchiaio pieno disse...

Que sintonia, ontem tirei fotos das minhas plantinhas pois quero psta'-las no proximo post. Sao poucas. nao chegam aos pés da tuas que estao lindas! Voce tem uma mao santa.
Bjos
Léia

:::::::Presentes e Links:::::::

Coisas de Meninas Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Mônica -Dona de Casa Perfeita Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Aqui você coloca sua imagem ou texto.

Minha assinatura

Image and video hosting by TinyPic A adriana da comunidade do orkut fez para mim .

Plaquinha com meu nome

Image and video hosting by TinyPic

Minha primeira Plaquinha!!!

Image and video hosting by TinyPic

Amizade Meez 3D avatar avatars games

Gifs e Músicas - Gifs para Orkut

Presentes
Manuela Image and video hosting by TinyPic
Hoje é dia de !!!! Rose-receitinhasefrescurinhas.blogspot.com Image and video hosting by TinyPic
Recebi este calendário- Silmara Image and video hosting by TinyPic
Silmara fez para mim Image and video hosting by TinyPic http://casaefogao.blogspot.com/
Recebi este calendário Image and video hosting by TinyPic
center">href="http://casaefogao.blogspot.com/">http://casaefogao.blogspot.com/ Presente da Silmara
Faça seu Cupcake e doe $1 para o CancerCare for Kids Image and video hosting by TinyPic
Ganhei um selo do VejaBlog Image and video hosting by TinyPic



Mensagens de Amor

Click Aqui-Mensagens de Natal




 

Web Page Traffic Counters
Blockbuster New Release