O óregano, salsinha e Sálvia com o Alecrim de vasos novos
Pimenta Roxa e Espaguetinho ( fora outras duas
que estão na janela)
História da pimenta
Hortelã-pimenta(Ela esta junto com as mudas de rúcula, mas em breve ficará sozinha)
Mentha piperita L.
Nome Comum: hortelã-pimenta
Outros Nomes: hortelã, hortelã das cozinha, menta inglesa, hortelã de cheiro, hortelã de folha miúda, hortelã de tempero, hortelã comum, hortelã cultivada, hortelã da horta, menthe anglaise, menthe oivrée, menta piperita, peppermint. Sinónimos: desconhecidos
A hortelã-pimenta é uma planta perene, originária da Índia e dos países asiáticos, que parece ter sido introduzida na Europa, pelo norte de África, onde se tornou famosa pelas suas propriedades aromáticas.
Como tomar hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é comercializada seca, sob a forma de chá, óleo essencial, e em cápsulas com revestimento gastrorresistente. Assim, para acalmar a síndrome do cólon irritável e os enjoos, deve tomar uma ou duas cápsulas, duas a três vezes ao dia, entre as refeições.
Para acalmar o estômago e os sintomas da flatulência, prepare uma infusão utilizando uma colher de sobremesa de folhas secas por cada chávena de água a ferver, tape e deixe repousar por dez minutos, filtre e beba três chávenas por dia, após as refeições.
Para alívio de dores musculares ou articulares, dissolva quatro a cinco gotas do óleo essencial em quatro colheres de um óleo de base neutro (óleo de jojoba, amêndoas doces ou outro) e aplique sobre as áreas doridas até quatro vezes por dia.
Como cresce a planta
Mentha piperita é, na realidade, uma espécie híbrida, resultante do cruzamento espontâneo entre duas outras espécies de menta, a hortelã-verde, Mentha viridis (L.) e a hortelã aquática, M. aquatica L., que cresce entre os 30 e os 60 centímetros.
Esta variedade possui uma rede extensa de rizomas subterrâneos que originam numerosos caules, com folhas lanceoladas, opostas e dentadas, pilosas na face interna, e flores liláses dispostas em espigas terminais.
Os frutos são tetraquénios que raramente se formam, uma vez que a planta se propaga vegetativamente através da fractura dos seus rizomas subterrâneos. A planta cresce preferencialmente em solos fofos, húmidos, bem drenados, ricos e de preferência arenosos, em locais com alguma iluminação.
Fonte
Principais componentes da hortelã-pimenta:
mentol (até 70%), mentone, mentil acetato, limonene, pulegone, cineol, azuleno e outros.
O aroma da hortelã-pimenta:
a hortelã-pimenta tem um aroma forte, mentolado, fresco, com um toque de cânfora bastante distintivo.
Propriedades terapêuticas da hortelã-pimenta:
Antiinflamatório; alivia a dor, espasmos musculares e cólicas; relaxa os nervos, mata infecções virais; reduz os gases e a indigestão; elimina a congestão pulmonar; reduz febres.
Usos da hortelã-pimenta:
a hortelã-pimenta ajuda na digestão de alimentos pesados e alivia a flatulência e cólicas estomacais, relaxando os músculos digestivos de modo que a operem com mais eficiência.
Uma massagem no abdômen com um óleo contendo hortelã-pimenta pode ajudar muito em caso de espasmos intestinais, indigestão, náusea e sensibilidade intestinal.
O óleo essencial da hortelã-pimenta está incluído na maioria dos linimentos, porque ele propicia aquecimento por meio da elevação do fluxo sangüíneo e alivia espasmos musculares e artrites.
O hortelã-pimenta alivia a coceira de infecções cutâneas e da herpes simplex, bem como a irritação por conta com plantas venenosas.
Limpa as vias respiratórias e os pulmões congestionados, quando inalado diretamente ou esfregado no peito em forma de bálsamo. Também destrói muitas bactérias e vírus. a hortelã-pimenta não ajuda na secagem, como muitos poderiam presumir; em lugar disso, ajuda a pele a produzir óleo, de modo que deve ser usado misturado com outros óleos no tratamento de compleições secas.
Quando usar o hortelã-pimenta, lembra-se de que é um aroma energizante.
Alertas sobre a hortelã-pimenta:
Cuidado! Causa uma sensação refrigerante, inicialmente, mas usado em excesso pode queimar.
Alecrim, Sálvia e Salsinha crespa
USO CULINÁRIO
- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.
- Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.
- O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
- Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
- Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
- Conserva de alecrim para saladas:
Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.
OUTROS USOS
- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe.
- O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho.
- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
- Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago.
- O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.
O Alecrim combate os invejosos!
Fonte
Sálvia, salva, erva das feiticeiras, salva de botica,salveta, chá da Grécia
Utilização
Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).
Uso culinário: Para rechear aves, misturar com cebola. Cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães.
Receitas.Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados.
Uso mágico: Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa; considerada uma poderosa erva de proteção, afasta mau-olhado. Erva das feiticeiras, entra na composição de magias de proteção.
Salsa Crepa
Herbácea européia, a Salsa Crespa é cultivada no Brasil desde o início da colonização. Aqui, ainda é conhecida como salsa-das-hortas, salsa-de-cheiro ou, simplesmente cheiro.
Há vários tipos, a Salsa Graúda, a Salsa Lisa e a Salsa Crespa.
A lenda grega diz que Hércules adornava-se com ramos de Salsa. Daí a razão de transformar-se essa planta em símbolo de vigor e força. A Salsa também associava-se às práticas de feitiçaria e ao submundo. Seu transplante jamais era efetuado, já que se acreditava que esse processo poderia trazer desgraças ao lar.Por sua beleza, na culinária, a Salsa Crespa é mais utilizada na decoração dos pratos.
Uso culinário
Ideal como decoração, a salsinha crespa dá um toque elegante quando acrescentada ao prato antes de serví-lo. De aroma suave e agradável, é largamente usada no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral.
Uso terapêutico
Rica em vitaminas A e C, alivia o mau hálito e promove o enriquecimento da pele. Com uso moderado, é indicada no tratamento de inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos e distúrbios menstruais.
Observação importante:Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Replantio
Possui as mesmas características culinárias da lisa. O porte da planta é menor, pois as folhas, mais enrugadas, formam ramos em forma de bolas. Devido a essa característica, a salsa crespa produz mais que a lisa, na mesma área e é mais recomendada para pequenas áreas de cultivo.
Manjericão Roxo e Verde
USO CULINÁRIO
- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.
- Tempura de Manjericão:
Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente.
Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador.
Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente.
Sirva na hora.
- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita:
Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar.
Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto.
Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.
- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.
- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.
- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.
A cebolinha
Uso culinário
A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.
Estou começando a fazer uma hortinha, nunca mexi em terra, agora estou fazendo disso uma
maneira de aliviar o estresse.
Manjericão(tenho o roxo, pequeno e o Toscano (folhas largas)
Manjericão Toscano Folha de Alface Altura Comercial (cm) 50
Manjericão / Alfavaca Basilicão
Manjericão / Alfavaca Basilicão Vermelho
Manjericão / Basilicão / Alfavaca Vermelho Rubi
Manjericão
Nome científico: Ocimum Basilicum
Outros idiomas:
Francês - Basilic
Italiano - Basilico
Espanhol - Albahaca
Inglês - BasilAlemão - Basilikum
Latim - basilicum
Descrição da planta
O manjericão é uma planta herbácea perene, da família das labiadas, de crescimento ereto que atinge cerca de 60 cm a 1,0m de altura, com folhas pilosas que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes.
No geral, é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Tem folhas verdes e pequenas e flores que vão do branco ao púrpura. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.
Na sua família existem muitos tipos, A diferença está no sabor mais ou menos ativo:
Manjericão de folha miúda ou de santa cruz: o. minimum
Manjericão de folha crespa: o. crispum
Manjericão de folha roxa: o. purpureum
Alfavacão : o. graissimun.
A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu.
Aroma e Sabor
Planta extremamente aromática, cujo sabor suave e levemente picante, por vezes. pode substituir o sal. É o complemento ideal para tudo que leva cebolas, orégano, alho ou azeite de oliva.
Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua "alma gêmea" culinária. Não é à toa que o manjericão impera incólume por séculos nos melhores pratos das cozinhas Italiana e Francesa. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.
Utilização
Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono
Uso culinário: Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete.
Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.
Como o aroma do manjericão é destruído pelo cozimento, as folhas picadas são espalhadas sobre pratos quentes ou frios antes de servir. Por isso, procure acrescentar ao prato cozido no último instante.
Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.
Forma de vendaPode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem muito do seu aroma depois de secas.
Como escolher e onde encontrarFresco: maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.Seco: encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.
Como ConservarFresco:
1- o manjericão se estraga rapidamente, mas pode ser acondicionado em embalagem plástica limpa e seca, por até três dias no máximo.
2- pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.
Seco - em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.
Como secar:
Compre dois maços grandes de manjericão, lave bem e espalhe-os sobre um pano limpo até secar. Depois, destaque as folhinhas e, numa tigela de vidro, faça camadas de folhas, alternando com camadas finas de sal grosso. Cubra a tigela de vidro com filme vidro e deixe em temperatura ambiente. Mexa uma vez ao dia, nos primeiros três dias. Ele pode ser utilizado durante dois meses.
As folhas vão ficando secas e o sal adquire o aroma do manjericão. Você pode usar só as folhas ou também o sal grosso.
Dicas Culinárias
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano. O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco. Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.
Efeitos medicinais:
As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro). O seu consumo é excelente para os que têm digestão difícil, gazes, azia e dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos; tem ação sudorífera e diurética, sendo indicado para os casos de cistite (ardor ao urinar). Afasta a fadiga e faz bem para a pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Ajuda, junto com a malva e a sálvia, nas infecções de boca. pele. Dá excelente pomada anti-bacteriana.
Manjericão
Nome científico: Ocimum Basilicum
Outros idiomas:
Francês - Basilic
Italiano - Basilico
Espanhol - Albahaca
Inglês - BasilAlemão - Basilikum
Latim - basilicum
Descrição da planta
O manjericão é uma planta herbácea perene, da família das labiadas, de crescimento ereto que atinge cerca de 60 cm a 1,0m de altura, com folhas pilosas que só do gênero Ocimum tem cerca de 60 espécies diferentes. No geral, é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Tem folhas verdes e pequenas e flores que vão do branco ao púrpura. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas, pretas e oblongas.
Na sua família existem muitos tipos, A diferença está no sabor mais ou menos ativo:
Manjericão de folha miúda ou de santa cruz: o. minimumManjericão de folha crespa: o. crispumManjericão de folha roxa: o. purpureumAlfavacão : o. graissimun.
A que apresenta a melhor qualidade em óleo essencial e aroma é o Ocimum basilicum L., do tipo europeu.
Aroma e Sabor
Planta extremamente aromática, cujo sabor suave e levemente picante, por vezes. pode substituir o sal. É o complemento ideal para tudo que leva cebolas, orégano, alho ou azeite de oliva. Nada, por outro lado, combina melhor com tomates que o manjericão, sua "alma gêmea" culinária. Não é à toa que o manjericão impera incólume por séculos nos melhores pratos das cozinhas Italiana e Francesa. Do pesto ao molho de spaghetti, da pizza às mais variadas sobremesas, passando por carnes, ovos e sanduíches.
Utilização
Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono
Uso culinário: Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados.Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.
Como o aroma do manjericão é destruído pelo cozimento, as folhas picadas são espalhadas sobre pratos quentes ou frios antes de servir. Por isso, procure acrescentar ao prato cozido no último instante.
Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.
Forma de vendaPode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas enquanto novas, pois estas perdem muito do seu aroma depois de secas.
Como escolher e onde encontrarFresco: maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.Seco: encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.
Como ConservarFresco:
1- o manjericão se estraga rapidamente, mas pode ser acondicionado em embalagem plástica limpa e seca, por até três dias no máximo.
2- pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.
Seco - em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.
Como secar: Compre dois maços grandes de manjericão, lave bem e espalhe-os sobre um pano limpo até secar. Depois, destaque as folhinhas e, numa tigela de vidro, faça camadas de folhas, alternando com camadas finas de sal grosso. Cubra a tigela de vidro com filme vidro e deixe em temperatura ambiente. Mexa uma vez ao dia, nos primeiros três dias.
Ele pode ser utilizado durante dois meses. As folhas vão ficando secas e o sal adquire o aroma do manjericão. Você pode usar só as folhas ou também o sal grosso.
Dicas Culinárias
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano.
O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco.
Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.
Efeitos medicinais:As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro).
O seu consumo é excelente para os que têm digestão difícil, gazes, azia e dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos; tem ação sudorífera e diurética, sendo indicado para os casos de cistite (ardor ao urinar).
Afasta a fadiga e faz bem para a pele. Auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas. É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Ajuda, junto com a malva e a sálvia, nas infecções de boca. pele. Dá excelente pomada anti-bacteriana.
"A energia do Manjericão"
O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.
O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor
Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.
Histórico e Curiosidades
Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito.
No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro
Para Plantar:
Pode atingir de 40 a 60 cm. de altura, por isso deve ser plantado em um vasinho de uns 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, você deve podar alguns ramos para ativar novas brotações e obter uma plantinha mais cheia. Faça novas mudas por estacas de galhos, mas se preferir sementeiras, aproveite as resultantes da floração, que ocorre na primavera e no verão.
Fonte
8 comentários:
Olá Anna, adoro mudas de plantinhas e ervas! Lá em casa tenho 3 mudas pois não tenho um espaço muito grande pra elas, mas se pudesse teria um monte!!!
Menina, este post está demais da conta! Vou ter que voltar para reler porque é muita informação interessante. Eu amo ervas, já não sei fazer comida sem elas, fora os demais usos.
Querida, tem selinho no meu blog para você. Bjinhosss
olá amiga!
vim agradecer o carinho no blog da minha princesa. desculpa só agora cá vir, mas realmente não tenho tempo para mais. :( com muita pena minha!
por aqui sempre informações super interessantes. belas plantas e dicas incriveis. adorei!
mil bjinhos :) fica bem!
faz mto bem em perguntar! eu tb sou assim, quando nao sei pergunto. nao é vergonha nenhuma e não precisa pedir desculpa tb! nós temos um ditado que diz "perguntar nao ofende"! :)))
mil bjokas
É bom mesmo, Anana, quanto ao seu ginoflexório, estou louca para ver o resultado.
Meu marido vai gostar desse post, vou arquivar p/ ele ( com os créditos...rsss)
Bjs
Hı Anna
supperr... wonderfull !!
see you again happy weekends
Ah já tentei diversas vezes fazer um cantirinho aqui e não vingou :( mas eu adoro esses temperinhos todos!
quanta informação boa!!!
Que sintonia, ontem tirei fotos das minhas plantinhas pois quero psta'-las no proximo post. Sao poucas. nao chegam aos pés da tuas que estao lindas! Voce tem uma mao santa.
Bjos
Léia
Postar um comentário