sexta-feira, 22 de maio de 2009

CAPUCCINO

Como eu gosto de apreciar um bom capuccino, comecei a procurar em sites como preparar um de boa qualidade com bastante espuma, pois acho que isso é um diferencial.

Tem muitos lugares que oferecem capuccino a um valor de R$ 5,00 ou mais. Em alguns, além de não ter um bom gosto, não tem espuma, só uma "leve camada".

Acho que vou começar a fazer um tour pelas cafeterias para experimentar.

Aqui em casa já atingi meu objetivo(está delicioso), só falta aprender a desenhar em cima.

Observem o meu (feito com leite desnatado) e comparem com o da padaria Boulangerie de France em Campinas, onde tomamos um café da manhã na semana passada, e o meu que é de hoje e de outros dias , como sempre faço.
Ou será que capuccino não é para ter espuma?????







Padaria Boulangerie de France




Meus:








A nossa história sobre o café italiano continua hoje com o famoso café da manhã na Itália, o cappuccino.
Vamos ver como não estragar um cappuccino. A primeira coisa, sempre importante, é o café. Se começa sempre com o café que deve ser a mesma quantidade e qualidade de um café expresso. O café nunca deve passar da metade da xícara (agora com as máquinas automáticas é mais fácil), tem que ter o “creme” (espuma) de um expresso, e será exatamente como um café expresso numa xícara grande.
Agora a parte do leite: fazer a espuma é uma arte difícil. Quando se é bom, nunca se usa a colher, mas no começo pode ajudar. O leite deve ser uma mistura cremosa, o leite quente pode aparecer, e em cima a espuma fria.


A polêmica na Itália é sobre a temperatura.

O leite deve ser morno, nunca muito quente, e é preciso tomar cuidado para não “queimar” o leite. Muitos turistas acham que o cappuccino italiano é muito frio, neste caso é possível pedir que seja mais quente que o normal. O chocolate em pó no cappuccino não é uma tradição italiana, mas hoje em dia é possível que alguns bares perguntem para o cliente se ele quer ou não, já a canela não é usada nunca.
O cappuccino geralmente, é tomado de manhã com um croisant como café da manhã. Normalmente não se pede depois do almoço ou da janta, mas muitos italianos o tomam a tarde como café da tarde, junto com bolachas ou bolos.

Um cappuccino na Itália custa por volta de 1.20 ou 1.50 euros( mais barato que por aqui!!!)




Ame o gosto da primeira coisa do bom cappuccino na manhã?
O Cappuccino é um café rico, escuro cuja a receita origine em Italy.


O cappuccino conhecido vem realmente da semelhança de sua cor às vestes das monges da ordem do Capuchin.
O Cappuccino tem um grande volume de espuma fazer-lhe uma bebida de pouco peso e menos encher-se do que outros cafés.


Você precisa de tomar partes iguais do leite e do café espumados e cozinhados, o leite que é sobre o café.


Você pode então polvilhar todo o número de coberturas em seu cappuccino, tal como o pó da noz-moscada, da canela ou do chocolate.
Comece com bom café.





Cappuccino – e escrito assim mesmo, como o fazem os italianos:

com duplo “p” e duplo “c”. O nome vem dos monges italianos, que usam o cabelo raspado na cabeça.

Quando você recebe um cappuccino com a aréola do café e no centro somente o branco da espuma, está recebendo um clássico dos clássicos – valorize-o!
Esta é uma dúvida comum – afinal o que é cappuccino?

É café com leite, mas com mais espuma, na verdade, a receita tradicional leva:

1/3 de café espresso;
1/3 de leite vaporizado;
1/3 da espuma do leite vaporizado.
Ou seja, é um café com leite com mais espuma e, portanto, mais doce.

É uma bebida suave, que combina harmonicamente esses três elementos.

Como tem mais espuma acaba sendo mais frio do que um Café Latte (café com leite) e é feita para se beber aos goles.

Na receita do cappuccino não vai canela, nem raspas de chocolate e nem chantilly. Isso é invenção de brasileiros – muito gostoso, vamos combinar que fica, mas é outra bebida… uma variação sobre um clássico.
Ele pode ou não ter chocolate em pó, mas este vai sobre o espresso e, na sequência, o leite vaporizado encontra com esta bebida e o barista pode fazer Latte Art.



Uma boa xícara de Café Latte aqui no Brasil, com nossos regionalismos, ele ganha tantos nomes: Cortado (Rio Grande do Sul),Pingado (São Paulo e Rio de Janeiro) ou o bom e velho café com leite.


A diferença do Café Latte para o Cappuccino, entre baristas, está na quantidade de espuma que temos na xícara.


No Latte, a camada de espuma é bem fina!
A quantidade de café e de leite depende do gosto do cliente. Clarinho, bem escuro, meio a meio, cada um tem sua preferência quando se fala de Café Latte.



LATTE ART


A xícara de café é uma tela, na qual é possível mostrar desenhos criativos e toda arte do barista. Corações, rosetas estão se tornando populares na nova arte expressionista do espresso. O latte art impressiona e torna o café latte mais criativo e incrivelmente delicioso. A crema dourada do espresso é ornamentada com a misturada do leite perfeitamente vaporizado e a textura aveludada transforma-se em desenho – Latte Art.



Existem 2 tipos de latte art: Free Pour & Etching ou Sketching




Free Pour: com o leite vaporizado com uma textura aveludada, desenha-se na xícara de espresso despejando o leite sobre o café cuidadosamente e sem ajuda de utensílios. Manipulando a quantidade ao mover o pulso para frente e para trás. Os desenhos mais comuns são corações e rosetas (imagem que lembra uma samambaia). O domínio dessa arte requer muita prática,

paciência e paixão.




Etching ou Sketching: vaporiza-se o leite até atingir uma textura bem aveludada, despeja-se cuidadosamente e com ajuda de utensílios (palitos), desenha ou faz traçados na espuma com o próprio espresso, ou com uma fina camada de calda de chocolate.


O latte art é tão criativo, diversificado e único quanto os próprios baristas. Seja você um artista experiente em latte art, ou um barista iniciante, deve aprender os fundamentos, aperfeiçoar as práticas e seguir o seu coração.
Fonte: Sherri Johns. Trabalha há 32 anos com café, membro-conselheira da International Women’s Coffe Alliance e fundadora do Ultimate Barista Challenge.



Espresso com “S” ou “X”?


Expresso com “X” segundo o dicionário Larousse significa: do latim expressus: claro, formal, preciso.

Espresso com “S”: Pode se definir como uma xícara de café cujo o volume não exceda 50 ml, preparado no momento para quem pede, com um método rápido.


E os únicos ingredientes são: água e pó derivado diretamente de grãos moídos de café torrado.


O espresso também é um produto que oferece a maior qualidade e conseqüentemente maior prazer para o consumidor.


Café Arábica X Café Robusta

São duas espécies bem diferentes que produzem frutos de importância econômica:


Arábica
Referência genética à espécie Coffea arábica, rica em sabor e óleos aromáticos e tem menor quantidade de cafeína.


Conilon (Robusta)
Espécie de café que tem um trato mais rude, tem corpo, creme e maior quantidade de cafeína que o arábica.




O capuccino (pronuncia-se caputchino) é uma criação italiana e consiste em

1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado.



A diferença do macchiato (pronuncia-se maquiato) está na proporção do leite.

Sobre o café adiciona-se apenas um pouco da espuma do leite vaporizado.


Além da qualidade do café, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino e do macchiato é a textura e temperatura do leite.


Quando o barista vaporiza o leite para o cappuccino, o resultado deve ser sempre uma espuma aveludada, cremosa e brilhante.


Importante:


- o uso de chocolate em pó no cappuccino não faz parte da receita original e é uma prática usada apenas no Brasil.
- a técnica de desenhar na espuma do leite é chamada de latte art


Latte macchiato é um latte (café expresso com leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo) semelhante ao latte original, mas desta feita geralmente servido num copo alongado de vidro, com o café expresso adicionado por cima do leite, "manchando-o" (o macchiato em seu nome).



Latte art ou coffee art são termos que se referem às figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café expresso. Estas figuras são, geralmente, feitas utilizando-se um dos dois métodos existentes, ou, algumas vezes, combinando-os.


O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como "free pour latte art").

O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite.


A Latte art é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), apesar de também ser feita em cappuccino, caffe mocha (também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato (manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).


Como a popularidade das bebidas feitas em espresso tem aumentado, a arte de desenhar em café também tem crescido. Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.


A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso. Em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafes pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar o sabor ficar em segundo plano.

Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do espresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual.



Um cappuccino típico



Exemplo de latte art
Latte macchiato é um latte (café expresso com leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo) semelhante ao latte original, mas desta feita geralmente servido num copo alongado de vidro, com o café expresso adicionado por cima do leite, "manchando-o" (o macchiato em seu nome

Copo de latte macchiato

5 comentários:

Blog - util.necessario - Ana disse...

Eu não gosto de café só do "cheirinho", mas as xícaras eu amo.
Você bem que poderia fazer um post só de xícaras e onde compra-las.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Noite Anna!!
falei que tem que ter MUIIITA espima!!
excelente POST!!
beijos em seu coração

Eu Mulher disse...

Amiga, sou viciada em um bom café, e sendo café expresso, eu me derreto toda,rsrs. Moro de vontade de comprar uma máquina para fazer expresso em casa na hora que eu quiser tomar, mas o maridão não gosta muito de café forte, apesar de gostar de café expresso com leite.

Adorei saber mais sobre sobre o cappuccino. Eu gosto do cappuccino Italiano, enjoei o que leva canela.

Muitos beijos

Cucchiaio pieno disse...

Nossa Anna, quanta dica boa - uma verdadeira aula. Os capuccinos daqui sao maravilhosos, mas penso que nenhum se compara aos feitos em casa com nosso toque especial e amor, nao é mesmo! Bjim com karim
Léia

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Anna!
Olhe! Fiquei besta com a diferença entre o teu cappuccino e o da padaria que fomos. Nossa! O teu é infinitamente mais bonito e espumoso, mulher! Tô bege!

Parabéns!!! :D

Beijos!

:::::::Presentes e Links:::::::

Coisas de Meninas Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Mônica -Dona de Casa Perfeita Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Aqui você coloca sua imagem ou texto.

Minha assinatura

Image and video hosting by TinyPic A adriana da comunidade do orkut fez para mim .

Plaquinha com meu nome

Image and video hosting by TinyPic

Minha primeira Plaquinha!!!

Image and video hosting by TinyPic

Amizade Meez 3D avatar avatars games

Gifs e Músicas - Gifs para Orkut

Presentes
Manuela Image and video hosting by TinyPic
Hoje é dia de !!!! Rose-receitinhasefrescurinhas.blogspot.com Image and video hosting by TinyPic
Recebi este calendário- Silmara Image and video hosting by TinyPic
Silmara fez para mim Image and video hosting by TinyPic http://casaefogao.blogspot.com/
Recebi este calendário Image and video hosting by TinyPic
center">href="http://casaefogao.blogspot.com/">http://casaefogao.blogspot.com/ Presente da Silmara
Faça seu Cupcake e doe $1 para o CancerCare for Kids Image and video hosting by TinyPic
Ganhei um selo do VejaBlog Image and video hosting by TinyPic



Mensagens de Amor

Click Aqui-Mensagens de Natal




 

Web Page Traffic Counters
Blockbuster New Release