Mas se você quer fazer algo diferente neste ano, confira esta sugestão com enfeites comestíveis! A massa básica de biscoito, bem firme, seca e com aquele gostinho bom de especiarias, permite uma grande variedade de formatos e decoração. Embalados em celofane transparente, eles duram até 30 dias – isso se você e as crianças resistirem até lá, claro!
FAÇA A MASSA
Aqueça em fogo baixo 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, ½ xícara (chá) de melado, 5 colheres (chá) de especiarias em pó (canela, cravo, gengibre) e 100 g de Margarina Qualy Cremosa sem sal, mexendo até formar uma calda. Deixe esfriar. À parte, misture os secos: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (chá) de fermento em pó. Faça uma cova no centro da mistura de secos, despeje 2 ovos ligeiramente batidos e a calda já fria. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a por aproximadamente 5 minutos. Envolva-a em filme-plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
ESCOLHA OS FORMATOS
Abra a massa com um rolo até atingir 0,5 cm de espessura. Escolha cortadores para massa de formatos variados (estrela, boneco, sino, bota, anjinho, pinheiro), corte a massa utilizando os cortadores e coloque os biscoitos em um tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno médio (180ºC), previamente aquecido, e asse por 12 a 15 minutos.
Deixe esfriar bem sobre uma grade para depois decorar.
DECORE
Para dar acabamento aos biscoitos, use ingredientes variados:
1. Fondant de cores variadas: você compra a base do fondant e anilina culinária nas cores que preferir em casas especializadas em artigos de festa. Use a base branca do fondant para “colar” os enfeites nos biscoitos.
2. Coco seco natural e torrado
3. Chocolate granulado marrom e/ou colorido
4. Confeitos redondos prateados e/ou dourados5. Riscos ou banho em chocolate derretido e temperado.
MONTE A ÁRVORE
Depois da decoração dos biscoitos estar bem seca, embale-os em celofane transparente, amarre com um fitilho dourado ou prateado e pendure-os na árvore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário