Sábado conhecemos Vinhedo!
Passamos pelo Portal dos Imigrantes inaugurado em 31/10/1976, que homenageia os Imigrantes Italianos que se fixaram na região.
Ponto de ônibus
A Mariana nos mostrou o Memorial e nos deu muitas informações, ela foi muito simpática e espera organizar um bom evento para a cidade. Sucesso Mariana!!!
Como era hora do almoço aproveitamos para ir na Rotisserie Zinhani, foi a Mariana quem nos indicou. Comida muito gostosa, massa leve e um bom atendimento.
Meu marido comeu Tortelloni (presunto, provolone, creme de espinafre, amendoas e napolitano) gratinado com parmesão.
Meu mararrão foi um Agnolotti (massa verde com ricota, espinafre, amendoas, molho branco e passas) gratinado no parmesão, acompanhado com uma taça de vinho da Casa Vadulga.
Era bom, mas eu preferi o do meu marido por ser mais temperado.
Quando vi estas garrafinhas coloridas não resisti, pedi água só para levar elas para casa! As achei muito bonitas (marca Ouro Fino).
Me recomendaram também este restaurante, irei na próxima vez, aí digo como foi.
Achei interessante a entrada deste restaurante.
Em 1620, aproximadamente, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada (estrada que até hoje corta a cidade de Vinhedo). A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos acabou desenhando o desenvolvimento do país. E a história de Vinhedo não é diferente.
Em 31 de outubro de 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou a Lei nº1138, criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí e, pela proximidade com aquela cidade, acabou atraindo novos moradores. O Distrito, antes simples pousada daqueles bandeirantes e tropeiros, tornou-se um dos principais locais da região.
A população, formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local, caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de videiras predominantes em seus vales e encostas. Rocinha não parou de crescer. As ruas foram surgindo e o Distrito ganhou condições urbanas de um povoado em desenvolvimento.
Antes mesmo da emancipação de Vinhedo, um grupo de agricultores celebrava a colheita dos frutos ao som de músicas tradicionais e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam o fruto de seu trabalho com a comunidade local. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna no ano de 1948. Com o passar do tempo e à medida em que prosperava a cidade, o evento também cresceu.
Hoje, Vinhedo não é mais uma cidade agrícola, mas fica evidente na população a preocupação com a preservação das tradições e da cultura daqueles que ajudaram a construir o município.
Turismo
Nos finais de semana Vinhedo se transforma e torna-se uma cidade agitada. Quem chega pela Rodovia Anhanguera vê logo o marco oficial do agitado portal de entrada da cidade, um arco ajardinado.Restaurantes, danceterias, bares, cafés e casas de shows garantem a noite mais agitada da região, recebendo jovens de toda a redondeza e principalmente de São Paulo. Além do agito da noite, a cidade conta com vários atrativos turísticos:
Portal dos Imigrantes
Parque Municipal Jayme
Ferragut
Represa João Gasparini
Bosque Municipal José
Carlos Guinco
Cristo Redentor
Igreja Matriz de
Sant’Anna
Mosteiro de São Bento
Praça do Aquário
11 comentários:
Que lugares lindos! é bom demias viajar...
bjssssssssssss
amei esses lugares...postei os selinhos que você me deu...Bjinhus amiga e boa semana...
Lindas fotos, foi um belo passeio.
Edilia
Anna
Parabéns pela disponibilidade de conhecer o interior de São Paulo e a sua nova casa.
Adorei perceber que apesar das diferenças culturais e preconceitos que existem entre um estado e outro, existem pessoas como você abertas a mudança - Literalmente!
Um grande beijo adorei te conhecer e mais uma vez seja bem-vinda a minha cidade Natal... agora falta um Tour por Ribeirão
Grazi
Que lugar lindo e quanta coisa interessante - viajar é tudo de bom! Um abraço. Léia
Bom dia Anna!!
Que lugar lindo... espero que se adapte rapido na nossa região, como disse a Grazi, o Rio é lindo, mas existem outras belezas ainda a serem exploradas.. parabéns pelo dia das mães e obrigada por compartilhar as fotos!!
Oi, Anna!
Vinhedo é uma bela cidade, não é? Já estive por lá também e fiquei impressionada com a organização, limpeza e beleza da cidade. Além das edificações também, que são muito bonitas.
Anna, tentei responder o e-mail que você mandou para mim sobre o post que você quer fazer mas deu erro, e não consigo enviar a resposta. Pode fazer o que você deseja, sim. Não tem problema, viu?
Beijos
Tudo fotos lindas...jinhos óptima semana.
Então, Anna. Nem eu entendi porque vinha uma mensagem de erro quando eu tentava mandar e-mail para você. Mas é assim mesmo, esses artifícios tecnológicos adoram deixar a gente na mão muitas vezes...
As coisas vão bem daqui. Daí também? :D
Beijos!!!
Que domingo feliz, hein? lindas fotos... eu tive interesse em saber mais sobre Vinhedo/SP, e dei uma passeio aqui na generosa Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinhedo - vc está numa região com cidades muito aprazíveis, Anna. Itu e Tatuí são duas delas, mas há várias outras. Bom passeio pela redondeza. Um abraço - Lisa :>)
Ai! Que fome!!!
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/
Postar um comentário