Para quem quiser saber as calorias de alguns alimentos achei neste do Basilico
site .
Conforme já sabemos a diferença entre:
Diet X Light
O termo
diet se refere a alimentos ou produtos que tiveram substituição, adição ou retirada (total ou parcial) de componentes específicos para um grupo de pessoas. Por exemplo, os produtos dietéticos para diabéticos contém adoçantes artificiais no lugar de sacarose.
Já o termo
light representa alimentos com menor teor calórico. Cozinha leve ou light é uma cozinha sem gordura, com pouco sal e de porções menores. A idéia é que se saia "leve" da mesa.
A base de nossa alimentação
Proteínas
São os principais elementos na composição de tecidos como músculos, pele, cabelos e unhas. Sua escassez leva à fraqueza do sistema imunológico e diminui a capacidade física e mental. O excesso não resulta em nenhum benefício comprovado.
Alimentos ricos em proteínas: carne vermelha, camarão, coco, feijão, frango, leite, ovos, pato, peixe, queijos com menos de 50% de gordura, tofu, feijão de soja, azeitonas, presunto, salsicha, frutos do mar.
Carboidratos
Aparecem na alimentação em forma de açúcar, amido e fibras. Há os açúcares primários, como glicose e frutose, e os complexos, como o amido (presente em vegetais e grãos como batata, pão, trigo, arroz). O açúcar processado é o açúcar de mesa (extraído da cana). Os carboidratos devem contribuir com 55 a 60% das calorias diárias consumidas.
Alimentos ricos em carboidratos: arroz, cereais, ervilha, lentilhas, mandioca, massa, pão, sêmola, todos os tipos de grão, polenta, milho verde, bananas, uvas passas, mel, doces, geléias, açúcar, pudins.
Lipídios
Vitais para o ser humano, os lipídios (ou gorduras) são fontes de energia e veículos para que algumas vitaminas sejam absorvidas pelo organismo (como as vitaminas A, D, E e K). Também fornece o ácido graxo, gordura que o organismo não é capaz de produzir. Porém, recomenda-se que a quantidade diária ingerida não ultrapasse 30% do total de calorias.
Alimentos ricos em lipídios: carne, ovo, manteiga, leite integral, queijos (lipídios de origem animal), óleo de milho, de canola, de girassol, azeite (lipídio de origem vegetal).
Sais minerais e microelementosNecessários ao organismo, fazem um trabalho conjunto com as vitaminas, enzimas e hormônios na formação de tecidos, células, ossos, dentes e manutenção do equilíbrio.
Exemplos: sal de cozinha, ferro, flúor
Vitaminas
Todos os alimentos naturais contêm vitaminas. A ingestão dos alimentos deve ser feita imediatamente depois de serem cortados. Eles devem ser lavados, mas não devem permanecer por longo tempo na água. Não existe risco de superdosagem de vitaminas quando ingeridas em seu estado natural (isto somente acontece por meio de formulações farmacêuticas).
Água
Até 60% de nosso peso corporal é composto de água. Diariamente ingerimos (ou deveríamos ingerir) cerca de 2,5 litros de água e eliminamos a mesma quantidade, mantendo, assim, o equilíbrio do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário